A Vida e Obra de Sebastião Ruivo

Nascido em 1954 em Lisboa, Sebastião foi um conhecido músico português, ficando famoso nos anos 80 quando se notabilizou pelo seu trabalho como contador de histórias e produtor de músicas para crianças. O seu álbum de estreia, "O Cocó Na Tua Aldeia" (1981) pela editora "Raiva Precoce" teve sucesso imediato junto do seu público alvo mas foi odiado pelos encarregados de educação, tendo estes conseguido proibir a sua venda a menores de 12 anos. A proibição (como todas) teve efeitos perversos e acabou por contribuir para a sua popularidade, sendo este escutado em cópias ilegais de cassetes pela pequenada de norte a sul do país. Viria a editar mais dois álbuns com relativo sucesso. Atingiu o ponto auge da sua carreira em 1989, quando se tornou produtor de radionovelas infantis, como as míticas "A Escuridão no Teu Quarto De Banho" e "A Alface Verde", emitidas em várias rádio nacionais e que lhe valeram os mais prestigiados prémios na área do entretenimento infanto-juvenil e muita controvérsia.

Em 1991, Sebastião decide internacionalizar o seu trabalho e muda-se para Berlim, onde viveu no bairro emergente de Prenzlauerberg, o expoente máximo da arte experimental na Europa na década de noventa, tendo feito parte de diferentes colectivos dedicados a arte para crianças e educação alternativa. Embora estivesse envolvido em diversos projectos nunca conseguiu atingir o sucesso económico desejado e quando terminam as poupanças que tinha acumulado em Portugal, começa um caminho descendente até terminar como sem abrigo. Teve convites de amigos para regressar a Portugal os quais sempre rejeitou por não querer voltar ao país pela porta pequena, isto é, queria primeiro tornar-se alguém no estrangeiro. Viveu na miséria total a partir de 1995, habitando as imediações da mítica estação de metro Prinzenstraße (Rua dos Príncipes) em Kreuzberg, que entretanto se tornou o seu templo, a sua fonte de inspiração.

Um dia de frio e neve em finais de 2009 algo lhe aconteceu que quase mudaria a sua sorte. Um velho conhecido, filipe dias De, passou por ele debaixo de uma ponte e reconheceu-o no meio das suas longas barbas brancas, sentado a pedir, tendo ficado chocado com o estado deprimente em que se encontrava. Por pena e sem pensar, decidiu convidá-lo para fazer uma animação. O entusiasmo já quase esquecido apoderou-se de Sebastião. Recuperou uns textos antigos e trabalhou-os metaforicamente, chamando à obra final "A Cabra". Ora, esta ficou horrível, não tendo sido aceite em nenhum festival para ser exibida nem nenhum canal a quis comprar.

Mais um falhanço,
e Sebastião entra numa depressão profunda.
Já quase que não existia.

filipe, sentindo-se culpado, convidou-o para fazer uma instalação de vídeo, que era o que está na moda, disse ele. Podia ser exposta num novo espaço cultural de um colectivo que ele fazia parte, Altes Finanzamt, em Neukölln, que era o bairro que toda a gente falava, e quem sabe ele poderia fazer um pequeno concerto e contar umas histórias, reunindo numa noite só, quer os seus êxitos dos anos 80, quer o seu trabalho mais recente.

Em 15 de Janeiro de 2011, Sebastião é encontrado sem vida, junto ao canal, coberto de neve e rodeado por cisnes, duas semanas antes da anunciada noite em que iria regressar à ribalta. Dias antes de morrer, tocou piano pela primeira vez desde que seu pai o proibira quando ainda tinha 5 anos, por se recusar a ler pautas, e querer simplesmente tocar. filipe levou a um estúdio e gravou-o com o sem gravador rasco.

"O Botânico", como se viria a chamar a peça de video arte, chegou a ser apresentada no dia em que o evento era suposto decorrer. Não compareceu ninguém para além de filipe e do responsável por fazer o bar, sendo assim este o último dos seus insucessos conhecidos.

Esta página é o resultado da investigação sobre Sebastião Ruivo, uma tentativa de compilar os seus trabalhos, para que a sua história de vida não seja esquecida e nos sirva de lição.

"No escuro,
ouço as lágrimas de uma cascata abandonada,
e rezo em vão."

Sebastião Ruivo, in "O Meu Querido Diário 1999", Obra Não-editada

"Pai Natal" do album "O Cocó Na Tua Aldeia" (1981)
Nota: Faixa retirada de uma cassete em mau estado Pai natal by Sebastião Ruivo

"Rabanetes" do album "A Vida de uma Abelha" (1987)
Nota: Faixa retirada de uma cassete em mau estado
Rabanetes by Sebastião Ruivo

A Cabra (2009)

A CABRA from filipe dias de on Vimeo.

O Botânico (2011)